Quais os sintomas da covid? As 19 dúvidas mais frequentes

Quais os sintomas de covid?
Em meio a dúvidas frequentes sobre os sintomas da covid, nós colhemos as mais frequentes perguntas sobre o tema para você.

Em meio a tantas dúvidas frequentes sobre covid-19, se faz necessário oferecer suporte e compartilhar informações relevantes sobre a doença, e especificar quais são os principais sintomas da covid.

De acordo com especialistas do Organização Mundial da Saúde(OMS) colhemos 18 das mais frequentes perguntas feitas e trouxemos para você!

1. O que é o novo Coronavírus e como surgiu?

Chamado de SARS-CoV-2, ele faz parte de uma família de vírus chamada de Coronavírus. Eles recebem este nome porque quando vistos no microscópio eletrônico têm um aspecto de coroa.

Alguns destes vírus infectam seres humanos e outros, atingem só animais e podem causar desde um resfriado comum até quadros graves, como pneumonia e insuficiência respiratória.

O novo coronavírus, que começou a provocar doença em humanos a partir de dezembro de 2019, é decorrente de mutação de um vírus de origem animal e que, nos últimos meses, passou de animais para pessoas em um mercado de frutos do mar e animais vivos na cidade de Wuhan, na China.

2. De que formas se prevenir?

As medidas são as mesmas adotadas contra qualquer outra síndrome respiratória. 

  • Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão ou use álcool em gel. 
  • Ao tossir ou espirrar, cubra a boca e o nariz com o cotovelo flexionado ou use lenço descartável.  
  • Mantenha-se longe de aglomerados, pois, podem conter pessoas infectadas
  • Evite tocar nos olhos, nariz e boca. Dessa forma, não há como ocorrer infecção pelas vias aéreas.

O Ministério da Saúde desenvolveu um portal que contém todas as informações do cuidado que você deve ter.

3. Como não contraí-lo?

Para haver o contágio é preciso ter contato com uma pessoa infectada. Então, é de suma importância evitar contato com pessoas suspeitas de COVID-19 ou viagens para áreas de risco e estar atento às medidas de prevenção sempre usando máscara e levando consigo sempre o álcool em gel.

4. O que é considerado um caso suspeito? Quais os sintomas da covid?

Caso suspeito é aquela pessoa que ou esteja com febre e sintomas respiratórios ou que teve contato próximo com alguém infectado nos 14 dias antes do início dos sintomas.

5. Estou com sintomas de covid, como sei se estou com o vírus?

Dessa forma, fique atento aos principais sintomas da covid que são a tosse, febre e falta de ar, além de dores musculares.

Más, tenha calma, pois, apresentar esses sintomas não significa necessariamente que você está infectado. Porque, esses sintomas são semelhantes a gripes e resfriados comuns.

Então, é improvável que você esteja infectado se você não esteve em contato com alguém confirmado com a doença ou se você não esteve em um país ou área com alto risco do vírus nos últimos 14 dias.

Leia também: Saúde mental durante a pandemia: como ter melhor qualidade de vida

6. Estou com uma viagem marcada para uma das regiões do Brasil com foco do vírus, o que eu faço?

Recomenda-se que o viajante tome alguns cuidados, como higienizar as mãos frequentemente, evitar aglomerações e evitar contato com pessoas com sintomas respiratórios. Contudo, o bom mesmo é ficar em casa.

7. Estou com uma viagem internacional marcada, o que eu faço?

Devido o perigo de contágio, todas as viagens para regiões de risco, que não sejam emergenciais, devem ser evitadas. Dessa forma, você evitará riscos.

8. Retornei de região de transmissão ou tive contato com pessoa com o vírus, o que eu faço?

Pessoas que retornaram de regiões de transmissão ou tiveram contato com pessoas infectadas, primeiramente, devem procurar um serviço de saúde para fazer o diagnóstico.

Pois, é recomendado que estas pessoas, que apresentarem sintomas de resfriados, iniciem o uso de máscara cirúrgica a partir do início da suspeita. Os casos graves devem se dirigir às unidades de emergência.

9. É necessário usar máscara para se prevenir do vírus mesmo sem sintomas de covid?

As máscaras faciais desempenham um papel muito importante para o controle da doença atualmente pois com tantos casos aumentando, não dá pra saber quem está infectado e quem não está. 

10. Como é realizado o diagnóstico?

É feito, primeiramente, através de um exame específico para detectar material genético do vírus em secreções do nariz ou garganta do paciente. Esta coleta é feita por um cotonete ou por aspiração. 

Também existe o exame feito a partir da coleta de sangue.

Exame de sangue de paciente com sintomas de covid
Como é feito o exame de sangue em pacientes com sintomas de covid?

11. Existe cobertura do plano de saúde para o Covid-19?

Para quem tem plano de saúde, cada seguradora criou um portal específico para facilitar a vida dos usuários, elucidando todas as possíveis dúvidas do que fazer caso necessite de atendimento médico.

12. É possível contrair o vírus através da comida?

Não há evidências de que você possa ser infectado através dos alimentos. Porém, é recomendado sempre lavar as mãos com água e sabão ou usar gel desinfetante para as mãos antes de preparar ou comer alimentos.

13. É possível a transmissão do vírus por correio e encomendas da China ou de outras áreas afetadas?

Por precaução, é recomendado que faça uso do álcool em gel antes e depois de qualquer em qualquer objeto, como também esteriliza-lo com álcool.

14. Qual a taxa de mortalidade do vírus atualmente?

Estima-se que a taxa de mortalidade esteja em torno de 3 a 4%. Os óbitos estão ocorrendo principalmente em pessoas acima de 60 anos e com doenças crônicas que afetam a imunidade.

Entretanto, o número de pessoas jovens está crescendo muito rápido também. Por isso, é importante acompanhar a evolução da pandemia para ter certeza do real potencial de mortalidade deste vírus.

15. No grupo de risco do vírus estão somente pessoas idosas ou as pessoas jovens também podem contrair?

É uma das principais dúvidas frequentes sobre Covid-19. Atualmente o grupo de risco inclui pessoas de todas as idades.

Entretanto, as pessoas idosas e as pessoas com condições médicas pré-existentes (como diabetes, asma, doenças cardíacas) têm maior chance de ficar gravemente doentes com o vírus.

Por isso, pessoas de todas as idades devem seguir medidas simples de prevenção para impedir a propagação do vírus.

16. Posso contrair o coronavírus pelo compartilhamento de objetos?

Com certeza! Pois, é através de talheres, copos, maçanetas, teclados de computador, celulares, corrimãos e barras internas do transporte público podem estar infectados.

Por isso, é importante cuidar da higienização das mãos antes e após o uso destes objetos.

17. O vírus é eliminado por algum produto de limpeza existente?

Sim. É recomendado utilizar álcool 70% para higienizar as mãos e superfícies, água sanitária ou água e sabão também são aconselhados.

18. Por que existem pessoas com o vírus que ficam em isolamento domiciliar em vez de no hospital?

Em casos leves, quando não há incapacidade cardiorrespiratória, neoplasias ou idade avançada, é possível a adoção de medidas restritivas individuais de isolamento e quarentena domiciliar, contudo, mantendo distância dos demais contatos próximos.

Dessa forma, inclui também evitar o compartilhamento de utensílios domésticos e pessoais, até que seja descartada ou confirmada a suspeita.

19. Quais são os casos do vírus que precisam ser internados em hospital com isolamento?

Casos suspeitos ou confirmados que apresentam piora do quadro de gripe devem ser internados em áreas de isolamento em unidade hospitalar pública ou privada.

Pois, estas pessoas apresentam dificuldade respiratória, pontas dos dedos azuladas, entre outros sintomas.

Além destes, grupos mais vulneráveis a complicações cardíacas ou respiratórias, isto é, idosos, pessoas com doença crônica, devem ser internados em hospital com isolamento.

Em suma, essas são as dúvidas frequentes sobre Covid-19 que as pessoas tem perguntado, acredito que este conteúdo irá ser de muita ajuda para você.

Compartilhe esse conteúdo com mais pessoas e ajude a salvar vidas.

Relacionados

Simule seu plano de saúde!

Uma ferramenta prática e rápida, em menos de 2 minutos veja todos os planos que atendem na sua região com características, valores e diferenciais.