ANS volta a incluir sorologia na lista de coberturas obrigatórias dos planos de saúde

ANS

Em reunião realizada pela diretoria colegiada nesta quinta-feira (13/08), a ANS decidiu que os testes sorológicos irão ser novamente inclusos na lista de coberturas obrigatórias.

Desde março, no início da pandemia, os planos de saúde são obrigados a cobrir outros testes para diagnóstico da Covid-19, como o RT-PCR, que identifica assim, o material genético do vírus em amostras de mucosa do nariz e da garganta.

Veja quem pode fazer o exame pelo plano

  • Pacientes com Síndrome Gripal (SG) ou Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) a partir do oitavo dia do início dos sintomas.
  • Crianças ou adolescentes com quadro suspeito de Síndrome Multissistêmica Inflamatória pós-infecção pelo SARS-Cov2.

Este são os critérios de exclusão

  • Quem tiver um exame de RT-PCR prévio positivo para Sars-Cov-2;
  • Pacientes que já tenham realizado o teste sorológico, com resultado positivo;
  • Pacientes que tenham realizado o teste sorológico, pois, com resultado negativo, há menos de um semana (exceto para crianças e adolescentes com quadro de Síndrome Mulsissistêmica Inflamatória;
  • Testes rápidos;
  • Pacientes cuja prescrição tem finalidade de triagem retorno ao trabalho, pré-operatório, controle de cura ou contato próximo/domiciliar com caso confirmado e
  • Verificação de imunidade pós-vacinal.

Os planos de saúde já são obrigados, pois, desde março, a cobrir outros testes para diagnóstico da Covid-19, como o RT-PCR, que identifica o material genético do vírus em amostras de mucosa do nariz e da garganta.

Em relação a sorologia, esta passou assim, a ser obrigatória em 29 de junho, depois de determinação da Justiça. No entanto, a ANS recorreu e, em 14 de julho, o  TRF-5 (Tribunal Regional Federal da 5ª Região) derrubou liminar que estabelecia a obrigação.

Entre idas e vindas da ANS

Por fim, essa decisão já vem sendo discutida há algum tempo pela ANS, no Blog DWS você tem a cobertura completa sobre esse assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *