Mulheres protestam com cartazes

Dia da mulher: Uma história de batalhas e conquistas

Dia 8 de março, data muito especial para as mulheres, tem sido motivo de orgulho ao olhar pra trás e ver todas as vitórias conquistadas com garra.

A ideia de celebrar um dia da mulher já havia surgido desde os primeiros anos do século XX, nos Estados Unidos e na Europa, no contexto das lutas das mulheres por melhores condições de vida e trabalho e também pelo direito de votar.

Nessa data, na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. 

No Brasil, atualmente, há mais mulheres que homens e elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho, e já são responsáveis pelo sustento de  24,9% dos domicílios brasileiros.

Um grande passo para a mudança

No que se refere a conquistas nas leis, o movimento das mulheres pela igualdade tem obtido, ao longo da história, avanços graduais e constantes. No Brasil, o primeiro marco, já referido anteriormente, foi o ano de 1932, ocasião em que se estendeu  a mulher o direito ao voto. Em 1988, veio a maior conquista, pois a Constituição Federal consagrou pela primeira vez na história do país a igualdade de gênero como direito fundamental. E em 2002, o Novo Código Civil consolidou as mudanças constitucionais.

O dia 08 de março tornou-se uma data um tanto festiva, com flores e bombons para uns, mas para outros, é relembrada sua origem marcada por fortes movimentos de reivindicação política e trabalhista. 

Sem sombra de dúvidas, a data é mais que um simples dia de comemoração ou de lembranças. É, na verdade, uma inegável oportunidade para o mergulho consciente nas mais profundas reflexões sobre a importância da mulher: sobre seu presente concreto, seus sonhos, seu futuro real.

Ainda há muito a se conquistar

Na atualidade, apesar delas terem que matar um leão por dia, para provar sua competência, ainda existe grande preconceito. Ainda ouve-se alguém dizer: “É, apesar de ser mulher, tem capacidade”.  É verdadeiramente inconcebível que ainda existam pessoas que achem as mulheres são menos capazes do que os homens. 

Quem ainda acredita nisso, experimente a “fácil” rotina de uma mulher, que não só precisa cuidar de todo o funcionamento da casa enquanto trabalha e provê o sustento da família. Tudo isso tendo que se provar diariamente capaz, e ainda ser julgada por sua beleza( sim, porque além de tudo, a sociedade ainda exige que a mulher esteja sempre bonita)

Coisas assim nos levam a refletir que para se alcançar a tão sonhada “igualdade entre os sexos” ainda existe um longo caminho a ser percorrido, e as mulheres sem dúvida estão traçando ele com maestria.

Assim sendo, nós da Dws Agência de seguros, não só parabenizamos a todas as mulheres, sem qualquer exceção pelo DIA INTERNACIONAL DA MULHER que, realmente merece ser comemorado, mas também tomamos essa causa e entramos na luta junto com as mulheres,  um muito obrigado por serem essas criaturas maravilhosas que são.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *