DWS Corretora
Carregando...

Invista no futuro dos seus filhos

Postado em: 13 de agosto, 2018
Faça sua simulação SIMULAR

A maior preocupação dos pais sempre será quanto ao futuro dos seus filhos, como oferecer um estudo de qualidade ou garantir a realização de projetos pessoais são algumas das questões que sempre surgem quando se pensa no bem estar dos filhos. Por este motivo que a previdência privada infantil vem se tornando um investimento tão atrativo.

Entenda como funciona a previdência privada infantil, uma ótima solução para dar o devido apoio a longo prazo, quanto as possíveis incertezas sobre o futuro dos seus filhos.

O que é previdência privada infantil?

A previdência privada é um investimento que tem o intuito de complementar a aposentadoria, estruturada com base em contribuições feitas pelo titular e administrada por uma instituição particular, funciona de forma similar a previdência social administrada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Esse tipo de investimento é seguro, regulamentado pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) e possui um ótimo índice de retorno.

Já a previdência privada infantil é apenas uma das modalidades desse tipo de investimento, destinada especificamente para menores de idade, com o objetivo de servir como uma base financeira para o seu futuro.

É um investimento contratado por qualquer um que tenha como principal preocupação a estabilidade financeira da criança no futuro. Portanto pode ser contratado por pais, avós ou qualquer pessoa sem possuir nenhum vinculo familiar, mas que tenha o interesse de prover esse benefício.

Como funciona a previdência privada infantil?

A previdência privada infantil atua baseada em contribuições mensais, gerenciadas por uma instituição administradora, formando um fundo de previdência que será resgatado pela criança beneficiada no futuro.

O resgate pode ser feito de forma integral ou como uma aposentadoria, portanto não existe obrigatoriedade em converter uma previdência privada infantil em aposentadoria, o benefício pode ser contratado de diversas formas, com o intuito de planejar momentos relevantes na vida da criança, como custear a faculdade, adquirir um automóvel ou investir em um futuro imóvel, são inúmeras as possibilidades.

A previdência pode ser iniciada em qualquer faixa etária, mas, o quanto antes iniciar a poupança, melhor será o rendimento. O ideal é que a aplicação tenha no mínimo dez anos de duração. Iniciando um plano desde o nascimento da criança, com um valor bem baixo de apenas R$ 100 mensalmente, permite o acúmulo total de R$ 45 mil aproximadamente, com um retorno de 6% ao ano.

Quem pode contratar uma previdência infantil?

A contratação pode ser feita por um responsável legal do menor de idade, sendo ele seus pais, tutor ou curador legal. Será ele quem terá autorização legal para movimentar as reservas de uma previdência infantil.

Porém, na prática, qualquer pessoa pode fazer o investimento para a criança, desde que seja autorizada pelo responsável legal da mesma. Dessa forma, o contratante é chamado de responsável financeiro. Tanto o responsável legal quanto o contratante financeiro assinam a proposta do benefício, não existindo nenhum tipo de limitação para o contratante, podendo ser de qualquer faixa etária ou possuir grau de parentesco ou não com a criança.

O responsável financeiro tem total autonomia para fazer alterações no plano de previdência, alterando por exemplo a periodicidade ou forma de pagamento, e até o valor da contribuição mensal.

Como é realizado o resgate?

O resgate pode ser feito quando a criança alcançar a maioridade ou estendido para um período maior. Ao atingir 18 anos erá ele que passará a ter o controle do plano, podendo realizar o resgate quando achar necessário.

Não existe nenhuma obrigatoriedade quanto a forma de resgate podendo ser feito de uma unica vez, recebendo todo o valor acumulado e os seus rendimentos ou o pode-se transformar o investimento numa previdência complementar, fazendo com que o beneficiado possua uma renda extra vitalícia muito antes do que sua aposentadoria por tempo de serviço.

O essencial é pesquisar todas as opções de previdência privada infantil e fazer simulações. Escolha uma empresa confiável como a Dws| Agência de Seguros para planejar o futuro do seu filho.