É comum associarmos o ato de se vacinar apenas a infância e deixarmos de lado essa preocupação na fase adulta, não atualizando nossa caderneta de vacinação, porém, o calendário de vacinação continua valendo durante toda nossa vida, mas será que planos de saúde oferecem esse tipo de cobertura?

Por que devemos nos vacinar durante toda a vida?

Cuidar dessa imunização é importante por que algumas doenças muitas vezes se manifestam de forma mais agressiva do que na infância, que é o caso por exemplo catapora que pode ter sequelas mais graves na vida adulta, e até mesmo levar à internação e a complicações.

“Existem várias vacinas que precisamos tomar ao longo da vida, como a tríplice viral, a de hepatite B, a do tétano e a de febre amarela, por exemplo”

Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Proteção individual que reflete na sociedade

Outro fator importante na vacinação é a proteção para a sociedade como um todo, afinal, a vacinação também é uma proteção coletiva. Um indivíduo vacinado deixa de ser um potencial transmissor de uma doença para aqueles que tem a saúde mais fragilizada, inclusive para aquelas pessoas que não podem se vacinar como por exemplo as gestantes e aqueles que se encontram com o sistema imunológico deprimido.

Vacinação associada a qualidade de vida e longevidade

Conforme nossa idade avança o nosso sistema imunológico fica mais vulnerável, pois é natural que nosso organismo passe por uma perda gradativa de imunidade.

Por esse motivo os idosos são considerados um grupo de risco em surtos de doença como gripe ou sarampo, principalmente aqueles que sofrem de males crônicos como diabetes.

Portanto, é importantíssimo manter a carteira de vacinação em dia independente da idade, se não possuir esse controle, procure um profissional de saúde, e na dúvida, pode tomar novamente a vacina. 

Não tem problema receber uma dose maior da vacina, um profissional saberá explicar quais vacinas precisam ser atualizadas.

Vacinas são acobertadas por Planos de Saúde?

É comum as pessoas não terem conhecimento total a respeito da cobertura que os planos de saúde oferecem, e uma das maiores dúvidas se diz respeito a cobertura de vacinas pelo plano de saúde.

Sabemos que o principal benefício de um plano é o acesso aos melhores serviços médicos com maior facilidade, sem a necessidade de enfrentar atendimentos demorados, mas a prevenção é tão ou até mais importante do que ser atendido num momento de urgência, portanto a imunização através das vacinas é fundamental.

Mas será que o convênio médico cobre vacina ou oferece reembolso quando esse procedimento é necessário?

Já ficou claro a importância de manter um calendário de vacinação durante todas as fases da vida, e que a prevenção é essencial para uma melhor qualidade de vida e longevidade, mas será que o plano de saúde é obrigado a cobrir vacinas?

As vacinas não constam no Rol de Procedimentos obrigatórios em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulamentação dos planos no Brasil.

Apesar da sua não obrigatoriedade, existem planos de saúde que oferecem esse benefício para seus segurados, ou por meio de clínicas particulares especializadas em vacinação ou até em forma de reembolso. Também é comum os planos disponibilizarem esse serviço em casos de surto, como por exemplo, quando no inverno é ministrada a vacina contra gripe.

Como escolher o plano de saúde ideal?

Contratar um plano de saúde não é uma tarefa fácil, com a grande variedade de planos, coberturas e serviços oferecidos é fundamental ser acompanhado por um profissional qualificado, que seja especialista quando o assunto é sua saúde.

dwscorretora.com atua em parceria com as mais exclusivas seguradoras de saúde do país. São diversas opções de planos e seguros de saúde, com uma rede credenciada nacional completa e ausência total de burocracia no momento da solicitação do seu reembolso, proporcionando total segurança para o beneficiário e o conforto de poder ser atendido por seu médico de confiança.

Acesse aqui e solicite uma cotação

ou se preferir, fale com um de nossos especialistas
Clique aqui

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *