[URGENTE] Planos de saúde cobrirão testes sorológicos de Covid-19

Médico faz coleta de material para teste de Covid-19

Por tomada de decisão da ANS, os planos de saúde cobrirão testes sorológicos para detecção do novo coronavírus.

A medida foi editada por meio de resolução e publicada nesta segunda-feira (29) no Diário Oficial da União (DOU), já estando em vigor.

O teste sorológico atualmente é o exame mais rápido e preciso para a detecção da doença, pois, ele identifica a presença de anticorpos (IgA, IgG ou IgM) no sangue dos pacientes que foram expostos ao vírus em algum momento.

Como avalia a resposta do organismo para combater o Sars-CoV-2, o exame é indicado a partir do oitavo dia desde o aparecimento dos sintomas.

Desde março, no início da pandemia os planos de saúde já estavam cobrindo o teste Igg/ Igm, porém, o teste sorológico apresenta índices bem superiores no geral.

Então reavaliando o cenário geral, a ANS decidiu que os planos de saúde cobrirão testes sorológicos para facilitar ainda mais a vida dos segurados dos diversos planos.

Qualquer um pode realizar o teste?

Sim, todos os beneficiários de planos ambulatorial, bem como hospitalar ou de referência que tenham apresentado tais sintomas:

  • Síndrome gripal aguda
  • Tosse
  • Coriza
  • Dor de garganta
  • Sensação de febre

Ou tenham sido diagnosticados com Síndrome Respiratória Aguda Grave (Sars), podem realizar assim, o teste sem custos extras mediante pedido médico.

Um comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *