Vendo a urgência de atendimento rápido e eficaz, mas ao mesmo tempo o cuidado em não aglomerar pessoas, o Ministério da Saúde toma medidas para unir a telemedicina e videoconferência representando uma aliança poderosa em meio ao avanço do coronavírus. Conheça o sistema Telessaúde.
Telessaúde consiste em um sistema de prestação de serviços de saúde a distância que utiliza tecnologias da informação e comunicação, via computador ou aplicativos, por exemplo.
É basicamente uma nova forma de organizar os processos de saúde.
Como funciona a telessaúde no Brasil?
Apesar de ganhar maior destaque na pandemia, o sistema de telessaúde é regulamentado pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2017 e conta com diversas ações em núcleos estaduais, intermunicipais e regionais.
Primeiramente, o programa tem o objetivo de reduzir os custos e o tempo de deslocamento, além de otimizar o tempo de atendimento e diagnóstico.
Da mesma forma, a telessaúde também facilita a consulta de informações a profissionais de saúde que moram em locais de difícil acesso.
Atualmente o programa já beneficiou aproximadamente 10 milhões de usuários no Brasil.
Quais são os serviços que a telessaúde oferece?
Essa é uma área em grande desenvolvimento. Para agilizar o trabalhos dos profissionais que atuam na área de saúde, constantemente implementa-se novas tecnologias.
Aproveitando essas inovações, a telessaúde tem várias frentes de serviços:
1. Teleconsultoria
É um serviço no qual esclarece todas as dúvidas sobre ações de saúde e procedimentos clínicos. Em outras palavras um profissional do núcleo de saúde atende e responde todas as dúvidas enviadas pelos usuários.
Esse procedimento pode ser feito por videoconferência, chat ou telefone.
2. Telediagnóstico
É um serviço que ajuda principalmente aqueles que moram em municípios muitos distantes dos centros de saúde. O objetivo é ampliar assim, a oferta e o acesso aos laudos a distância. Uma equipe de especialistas realiza os exames de apoio ao diagnóstico de doenças e lesões.
Após isso, um profissional da unidade de saúde fica responsável por digitalizar e então disponibilizar os arquivos que são compartilhados por meio de uma plataforma nacional de telediagnóstico.
Nessa plataforma, um especialista do núcleo de Telessaúde produz um laudo à distância após ter analisado e feito a interpretação dos dados.
3. Teleducação
Através deste serviço, é possível ter acesso a cursos, aulas, palestras, bem como a fóruns de discussão com informações atualizadas sobre a política e os procedimentos de saúde.
4. Segunda opinião formativa
Esse serviço é muito útil quando surge a necessidade de buscar ajuda mais especializada para solucionar determinada dúvida sobre algum procedimento ou questão clínica. Pois, por meio dele, há a possibilidade de acessar uma resposta sistematizada em revisões bibliográficas e evidências científicas.
Em suma, essas foram algumas informações sobre o que é Telessaúde e alguns dos seus procedimentos. Aos quais em meio a esta pandemia em que estamos vivendo é extremamente útil para a ajuda mútua.
Veja também: 6 motivos para você contratar um plano de saúde em 2021
Telessaúde nas operadoras
Aqui estão os principais portais e contatos das seguradoras que estarão ao seu dispor via Telemedicina.
Bradesco Saúde
A Bradesco disponibilizou para todos os seus usuários o canal para orientação médica através do número: 0800 941 6361
Além disso, no seu portal também é possível encontrar outras informações úteis como dúvidas mais frequentes, onde realizar o exame se necessário, etc.
Amil Saúde
Caso necessite de atendimento médico, no portal é possível passar por uma triagem onde o usuário será encaminhado para atendimento se necessário.
Igualmente a Amil também oferece o canal para orientação médica através do número: 3004-1000.
SulAmérica Saúde
Por fim, a SulAmérica também disponibiliza de um atendimento 24 horas.
Através do telefone 0800 591 0845 o usuário pode ser atendido por um médico que dará a orientação necessária.