Vendo a urgência de atendimento rápido e eficaz, mas ao mesmo tempo o cuidado em não aglomerar pessoas, o Ministério da saúde toma medidas para unir a Telemedicina e videoconferência representando uma aliança poderosa em meio ao avanço do coronavírus. Conheça o sistema Telessaúde.

Telessaúde consiste em um sistema de prestação de serviços de saúde a distância que utiliza tecnologias da informação e comunicação, via computador ou aplicativos, por exemplo. É basicamente uma nova forma de organizar os processos de saúde.

Como funciona no Brasil?

O sistema de Telessaúde é regulamentado pelo Ministério da Saúde desde o ano de 2017. Esse sistema é também chamado assim, de Programa Nacional de Telessaúde Brasil Redes e conta com diversas ações em núcleos estaduais, intermunicipais e regionais. 

O programa tem o objetivo de reduzir os custos e o tempo de deslocamento, além de otimizar o tempo de atendimento e diagnóstico.

A telessaúde também facilita a consulta de informações a profissionais de saúde que moram em locais de difícil acesso. O programa já beneficiou aproximadamente 10 milhões de usuários no Brasil.

Veja também: Na pandemia, atendimento à distância vira solução

Quais são os serviços que a Telessaúde oferece?

Essa é uma área em grande desenvolvimento. Para agilizar o trabalhos dos profissionais que atuam na área de saúde, a cada dia são incorporadas novas tecnologias. Aproveitando essas inovações, a Telessaúde tem várias frentes de serviços.

Teleconsultoria
É um serviço no qual esclarece todas as dúvidas sobre ações de saúde e procedimentos clínicos. O que se deve fazer apenas é enviar a dúvida para um profissional do núcleo de saúde.

Esse procedimento pode ser feito por videoconferência, chat ou telefone. Tudo isso é realizado de maneira imediata. 

Telediagnóstico
É um serviço que ajuda principalmente aqueles que moram em municípios muitos distantes dos centros de saúde. O objetivo é ampliar assim, a oferta e o acesso aos laudos a distância. Uma equipe de especialistas realiza os exames de apoio ao diagnóstico de doenças e lesões.

Após isso, essas informações são digitalizadas pela unidade de saúde. E então, elas estarão disponíveis para serem compartilhados por meio de uma plataforma nacional de telediagnóstico.

Nessa plataforma, um especialista do núcleo de Telessaúde produz um laudo à distância após ter analisado e feito a interpretação dos dados.

Teleducação
 Através deste serviço, é possível ter acesso a cursos, aulas, palestras, bem como a fóruns de discussão com informações atualizadas sobre a política e os procedimentos de saúde. 

Segunda opinião formativa
Esse serviço é muito útil quando surge a necessidade de buscar ajuda mais especializada para solucionar determinada dúvida sobre algum procedimento ou questão clínica. Pois, por meio dele, há a possibilidade de acessar uma resposta sistematizada em revisões bibliográficas e evidências científicas.

Em suma, essas foram algumas informações sobre o que é Telessaúde e alguns dos seus procedimentos. Aos quais em meio a esta pandemia em que estamos vivendo é extremamente útil para a ajuda mútua.

Uma resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *