DWS Corretora
Carregando...

3 passos para uma melhor qualidade de vida

Postado em: 21 de janeiro, 2020
Faça sua simulação SIMULAR

É bem verdade que a expectativa de vida dos brasileiros tem sido maior a cada ano. Em 2030 a estimativa é que a idade média das pessoas no Brasil seja de 80 anos ou mais em alguns estados.

Porém, em termos de qualidade de vida para a maioria das pessoas não aparenta estar tão bem como deveria. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), até 2030 os índices de câncer devem crescer cerca de 50%.

A obesidade também se tornou uma epidemia mundial, ligando alerta inclusive na infância, já que é cada vez mais comum casos da obesidade infantil. No Brasil, mais de 50% das pessoas  estão com excesso de peso, sem falar daqueles que estão no peso “ideal”, mas possuem muito mais gordura do que músculos, o que é tão perigoso quanto o excesso de peso em si.

Além disso, o número de pessoas alérgicas, intolerantes, com enxaqueca, síndrome metabólica, diabetes, entre tantos outros problemas não para de crescer. É realmente preocupante!

Em meio ao cenário conturbado que se encontra a saúde no Brasil, um estilo de vida saudável pode fazer toda a diferença. Seus hábitos de vida são os fatores mais importantes e decisivos no seu estado de saúde ou doença.

Além de influenciar no seu tempo de vida, também determina sua produtividade, capacidade cognitiva e bem-estar.

Pensando nisso, nós da Dws agência de seguros preparamos para você 3 hábitos saudáveis que você precisa incluir na sua rotina para ter mais saúde e qualidade de vida, pois nosso compromisso é com o seu bem-estar.

1.  Inclua alimentos saudáveis na sua dieta

Adicionar algum alimento à nossa rotina alimentar é muito mais fácil do que excluir um alimento, concorda? E é exatamente por isso que as dietas alimentares restritivas já nascem fadadas ao fracasso.

Manter uma dieta rica em frutas, legumes, verduras e gorduras naturais e afastar-se dos alimentos industrializados causa um impacto enorme na saúde do nosso corpo. 

Confira 8 alimentos saudáveis indispensáveis para uma alimentação equilibrada:

  • Abacate
  • Ovos (inteiros, não só a clara)
  • Couve
  • Cacau
  • Óleo de coco
  • Banana Verde
  • Chia
  • Aipim

Além desses alimentos, existem as castanhas, amêndoas, nozes, avelãs, leites vegetais, carnes, peixes, todos os derivados do coco, sementes, azeite de oliva, enfim, comida de verdade. 

Sempre prefira alimentos que vão nutrir e satisfazer seu corpo, não só o seu paladar.

Um corpo bem abastecido fica satisfeito e a partir dessa satisfação fica mais fácil fazer uma escolha consciente.

2. Beba mais água

Por mais que pareça besteira e um grande clichê se você o ouve em diversos lugares então tem que fazer sentido em alguma coisa, concorda?

Só pra ter uma noção de sua importância, basta lembrar que nós podemos ficar vários e vários dias sem comer porém pouquíssimos dias sem beber água. Ela é, depois do oxigênio, a substância mais importante para a manutenção da vida. Ela:

  • Regula a temperatura corporal, especialmente no processo de transpiração;
  • Lubrifica das articulações;
  • Amortece o cérebro e da medula espinhal;
  • Tem papel primordial na eliminação de toxinas;
  • Transporta nutrientes, oxigênio e sais minerais para as células;
  • Atua na digestão, já que compõe os sucos gástricos e forma a saliva;

Portanto, ingerir menos água do que seu corpo precisa pode reduzir o metabolismo, o desempenho atlético e levar a algumas disfunções sistêmicas.

O ideal é que você não espere ficar com muita sede para ingerir água.

Adote o hábito se manter constantemente hidratado. Para isso, leve uma garrafinha com você sempre que possível.

3. Evite ficar muito tempo sentado(a)

Quantas horas em média por dia você fica sentado(a)? 

Olha que interessante, um estudo da Escola Sueca de Esportes e Saúde, alertou que quanto mais tempo se passa sentado, mais a saúde fica comprometida.

Além disso, sentar, por si só, desencadeia diversos problemas metabólicos no corpo humano.

Assim que você se regula na cadeira, uma série de processos negativos têm início em seu corpo, tais como:

  • Cessa a atividade elétrica dos músculos das pernas: os músculos imóveis perdem gradualmente a capacidade de metabolizar gorduras e açúcar tão eficientemente como deveriam;
  • Diminuição do colesterol HDL: após duas horas sentada, o HDL, tipo de colesterol que evita a formação de placas de gordura nas artérias, diminui em 20%. 
  • Diminuição da qualidade do processo de respiração: Sentar-se por longos períodos de tempo pode encurtar os músculos frontais. Isso afeta sua respiração e sua capacidade pulmonar. Isso significa menos oxigênio em seu organismo e, portanto, menos energia.

A ideia é que você promova o máximo possível destes hábitos saudáveis em sua rotina e, quando menos perceber, já estará fazendo todos. O resultado disso é que você tem menor propensão de desenvolver doenças, melhora sua performance, sua produtividade, suas funções cognitivas e, consequentemente, sua longevidade.