Para quem quer economizar sem perder a qualidade no atendimento, a portabilidade de carências pode ser a melhor solução.
Afinal, o que é portabilidade de carências?
Quando se procura por planos de saúde, o primeiro assunto que sempre gera preocupação são as “Carências”, ou seja, aquele período que o usuário precisa esperar para poder utilizar 100% do seu seu plano.
Nesse sentido, a portabilidade de carências nada mais é do que o ato de migrar de um plano para o outro tendo a garantia que você não precisará passar novamente pelo período de carências, isto é, ter atendimento imediato no plano seguinte.
Dica do especialista: Apartamento ou enfermaria? Como escolher a acomodação do seu plano?
Quais são as regras para realizar a portabilidade de carências?
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) define algumas regras que o usuário precisa cumprir para que possa solicitada a portabilidade, alguns desses requisitos são:
- Estar com um contrato ativo com um plano de saúde;
- Estar com os pagamentos todos em dia;
- Ter mais de um ano de permanência no plano atual (2 caso seja a primeira vez que vá realizar a portabilidade.
Você conhece a “Compra de carências?”
Essa é uma modalidade de migração que vem ganhando cada vez mais destaque.
A chamada “compra de carências” é quando uma operadora de saúde aceita receber o usuário de plano de outra operadora que seja congênere, ou seja, as operadoras são compatíveis entre si.
Por exemplo, a Amil Saúde considera a SulAmérica Saúde uma empresa congênere, isso acontece por que as duas operadores possuem planos bem similares, e muitas vezes a rede credenciada é idêntica.
A principal vantagem da compra de carências é que ela permite que usuários migrem de plano sem precisar cumprir todas as regras definidas pela ANS, facilitando assim a mudança.
Como economizar sem perder coberturas com a portabilidade de carências
Como você percebeu, muitas operadores de saúde trabalham de forma similar, atendendo nos mesmos lugares com rede credenciada muitas vezes iguais.
Porém, o que muita gente não sabe, é que cada operadora decide os valores dos seus planos de forma independente.
Portanto, não é raro 2 planos bem similares de operadores diferentes possuírem valores bem diferentes, vou te mostrar agora isso na prática.
Simulamos 2 planos de seguradoras diferentes, mas com valores reais e características iguais de perfil de usuário, segue o resultado:
No primeiro plano o valor da mensalidade ficou em R$1.610,16 enquanto que no segundo plano a mensalidade ficou em R$1.209,74.
Ou seja, uma redução de 400 reais, quase 25% mais barato, e lembrando, ambos os planos possuem atendimento nos mesmos hospitais com a mesma qualidade.
Viu como é possível ter uma economia considerável realizando a portabilidade de carências?
Quer saber se um plano com coparticipação realmente traz economia?
Como posso solicitar a compra de carências?
Primeiramente, é preciso saber se o seu plano atual é considerada uma operadora congênere com a que você deseja migrar, nesse caso quem melhor vai saber lhe informar isso é seu corretor.
Em seguida você precisa reunir a documentação necessária para iniciar o processo:
- Cópia dos três últimos boletos, com comprovante de pagamento;
- Carteirinha do plano do titular e seus dependentes, contendo nome, o tipo de acomodação e principalmente a vigência do plano;
- Carta de permanência da operadora anterior.
Obs¹: Caso a carteirinha do plano não contenha esses dados, você pode apresentar outros documentos como o contrato por exemplo.
Obs²: A carta de permanência deve ser solicitada ao seu plano anterior, normalmente a solicitação pode ser feita por e-mail ou até pelo aplicativo do seu plano, se ele possuir.
Dica do especialista: Você pode solicitar a compra de carência mesmo após ter seu plano cancelado, sendo o prazo máximo de 60 dias, portanto, é preciso contratar o novo plano em menos de 2 meses.