Quais são os procedimentos obrigatórios nos planos de saúde?

Médico analisa documentos sobre o paciente

O processo de contratação dos planos de saúde exige bastante atenção e acompanhamento de um profissional capacitado, afinal sempre surgem dúvidas a respeito doo Rol procedimentos médicos que estarão disponíveis.

Com o objetivo de padronizar esse tipo de atendimento, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) desenvolveu uma lista de procedimentos obrigatórios que todas as operadoras e seguradoras de saúde devem disponibilizar, neste artigo você vai entender tudo sobre o rol de procedimentos obrigatórios da ANS.

Veja o artigo completo que vai te ajudar a sanar todas as dúvidas sobre planos de saúde!

O que é o ROL de procedimentos e eventos em planos de saúde?

A ANS tem um Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde que é uma lista de consultas, exames e tratamentos.

Essa lista contem todos os procedimentos obrigatórios que todos os planos de saúde devem oferecer.

Conforme o tipo de segmentação do plano, podem ser:

  • Ambulatorial;
  • Hospitalar com ou sem obstetrícia.

Essa lista de procedimentos é válida para todos os planos contratados a partir de 02 de janeiro de 1999.

Quais os procedimentos obrigatórios contidos no rol?

A lista de procedimentos varia desde os mais simples como consultas ilimitadas, internações hospitalares, medicamentos para tratamentos prolongados, cirurgias diversas, além de sessões de tratamentos como fisioterapia, radioterapia, etc.

Acesse a lista completa do rol de procedimentos através deste link.

Como você deve ter percebido a lista é muito densa. A ANS disponibiliza pois, uma ferramenta muito simples de usar, onde o usuário seleciona a segmentação do seu plano e busca por um tratamento específico para saber se ele está acobertado ou não.

Acesse a ferramenta de busca por procedimentos acobertados através deste link.

O rol de procedimentos pode sofrer alterações?

Não, é importante destacar pois, que esse rol está em constante evolução. A ANS sempre que considera necessário, realiza assim, atualizações no rol, aumentando sua área de atuação.

Em 2018, foi realizada a ultima atualização, onde se inseriu alguns procedimentos para diagnóstico e tratamento do câncer.

Além disso, o rol pode ser atualizado em casos de urgência, por exemplo, o Covid-19 foi incluso recentemente dentro da obrigatoriedade no exame para detecção.

Existe cobertura além do rol da ANS?

Sim, o rol serve como base para todos os procedimentos mínimos e obrigatórios exigidos. Mas nada impede da seguradora de saúde oferecer planos com coberturas que vão além da obrigatoriedade da ANS.

Alguns dos procedimentos mais comuns extra-rol são a cobertura de vacinas ou transplante de órgãos. Estes, não constam no rol da ANS, como por exemplo pulmão e fígado.

Fique atento os planos de saúde realmente atende todas as suas necessidades

Como você viu durante todo este artigo, existe uma padronização para garantir o atendimento mínimo exigido.

Entretanto, mesmo a ANS determinando um mínimo, é possível ter uma abrangência de atendimento muito maior.

Através dos planos de saúde premium você terá a sua disposição um atendimento mais digno e ágil, sem longa espera, com profissionais capacitados e hospitais de excelência que possuam assim, a capacidade de proporcionar atendimento em mais alto nível por todo país, tendo ampla cobertura em todas as áreas e segmentos.

A DWS é uma corretora especializada em seguro saúde e ajudar as empresas e seus executivos a viver com mais saúde é nossa missão.

Já impactamos positivamente mais de 10 mil vidas, bem como, já atendemos 400 empresas ao longo de 10 anos de história.

Simule agora o seu plano de saúde