Não deixe sua saúde em segundo plano | Seguro Saúde

Não deixe sua saúde em segundo plano

A expectativa de vida do brasileiro vem aumentando consideravelmente, segundo ultimo levantamento IBGE, no entanto, a preocupação com a qualidade de vida ainda não é uma prioridade. Tão importante quanto envelhecer, é fazer com que essa jornada com conforto e bem-estar, e é aqui onde entram os planos de saúde.

Vivemos em uma rotina tão acelerada que muitas vezes não nos sobra tempo para cuidar da nossa saúde. Quando somos acometidos por alguma enfermidade é que nos deparamos com um grande problema da nossa sociedade: acesso a uma saúde de qualidade.

O Brasil fechou o ano de 2019 com 47 milhões de beneficiários com planos de saúde. Isso prova que o brasileiro vem percebendo a importância de se possuir planos de saúde, como também está cada vez mais exigente em relação a qualidade dos serviços prestados.

Dessa forma, para agir de maneira preventiva com foco na qualidade de vida, e prevenir doenças é necessário investir. Só através dos planos de saúde é possível ter um atendimento mais digno e humanizado.

Simule os melhores planos de saúde do Brasil 100% online e gratuito.

Quais pontos analisar antes de contratar um bom plano de saúde?

Centro médico de referência

O mais importante no momento da contratação de um plano de saúde é assegurar que o produto escolhido atenda às suas necessidades.

Só com atenção nos detalhes que é possível para você tomar uma decisão mais acertada. Antes de contratar um plano de saúde o beneficiário deve se atentar nos pontos a seguir:

Segmentação em planos de saúde

Esse é o primeiro ponto que deve ser analisado. A segmentação em planos de saúde nada mais é que a composição das coberturas que o segurado terá acesso.

A segmentação se divide comumente entre:

  • Ambulatorial, que compreende consultas médicas em clínicas, bem como, consultórios, exames e demais procedimentos ambulatoriais;
  • Hospitalar, que assegura a prestação de todos os serviços em regime de internação hospitalar.

Para cada segmentação, há uma lista de procedimentos com cobertura obrigatória, descrita no Rol de Procedimentos.

Coberturas e abrangência em planos de saúde

As coberturas são todos os procedimentos que o beneficiário tem direito de acordo com a segmentação. Os procedimentos garantidos são: consultas, exames, internações, cirurgias, etc.

A abrangência se divide em 5 tipos, sendo as mais comuns: abrangência regional, com cobertura em uma determinada região, e abrangência nacional, que deve incorporar todo o país.

Carências e portabilidade em planos de saúde

Carência é o tempo necessário para que o beneficiário tenha acesso as determinadas coberturas previstas após a contratação de um plano de saúde.

Está claro que sempre que um usuário contrata um plano de saúde ele fica obrigado a passar pelo período de carência, mas o que acontece se ele desejar migrar para outro plano?

Nesta situação que existe a portabilidade, onde o beneficiário pode migrar de um plano de saúde para outro sem ter que cumprir novos prazos de carência.

Reembolso em planos de saúde

Através do reembolso o beneficiário pode se consultar com qualquer médico de sua escolha e ser reembolsado pela despesa médica.

Isso evita que você interrompa um tratamento com algum médico caso ele seja descredenciado pelo plano, e acredite, essa situação acontece com frequência, pelo menos 37% dos usuários de planos de saúde já passaram por isso.

Coparticipação em planos de saúde

A coparticipação é o valor pago pelo consumidor à operadora em razão da realização de um procedimento ou evento em saúde.

Dessa maneira com a coparticipação, a mensalidade do plano de saúde fica em média 30% inferior em comparação a um plano convencional.

Simule agora o seu plano de saúde
Simular um plano de súde

Reajustes em planos de saúde

Todo plano de saúde está sujeito a sofrer 2 tipos de reajustes: o reajuste anual ocorre sempre na data de aniversário do contrato. Ao contrário, do reajuste por faixa etária que acontece sempre que um beneficiário passa de uma faixa etária para a outra.

Suspensão e ou cancelamento em planos de saúde​

Os contratos de planos de saúde só podem ser cancelados em duas situações: fraude do consumidor ou atrasos no pagamento, sendo esse o mais comum, acontece caso o beneficiário atrasar mais de 60 dias, consecutivos ao não, ao longo de um ano. 

Plano de saúde VS Seguro saúde​

No plano de saúde o beneficiário fica restrito a uma rede credenciada pela operadora. Já no seguro saúde o beneficiário tem acesso a tanto rede credenciada quanto a ser atendido por um médico de sua escolha.

Na prática, ambos possuem a mesma finalidade: oferecer assistência médica e hospitalar aos seus clientes, contudo, o seguro saúde acaba oferendo uma série de benefícios que vão além da cobertura básica.

Diferenciais ofertados além do ROL ANS

Algumas operadoras costumam oferecer para seus beneficiários serviços que vão além do que é exigido pela ANS.

Esses planos se encaixam numa categoria PREMIUM e possuem diferenciais bem atrativos, confira:

Assistência internacional

Assistência Internacional em planos de saúde

O intuito desta cobertura é cobrir despesas médicas e hospitalares no caso de imprevistos com a saúde, de qualquer natureza, em qualquer lugar do planeta.

Inicialmente essa cobertura era ofertada por seguradoras como: Bradesco Saúde e SulAmérica Saúde, mas já pode ser encontrada na Amil Saúde.

Descontos em medicamentos

É possível conseguir descontos na compra de medicamentos em farmácias de todo o país se seu plano de saúde tiver esta cobertura.

Cuidar da saúde bucal também é importante

Um dos principais fatores que afetam diretamente a qualidade de vida é a saúde bucal. O Brasil está entre os países com maior índice de problemas bucais no mundo.

Essa realidade reflete diretamente em uma série de problemas como baixa autoestima, comprometimento na vida social, bem como, baixa produtividade em relação ao trabalho.

A solução para isso é se prevenir utilizando, um dos benefícios muito comuns e também de baixo custo, que é o plano odontológico.

Não deixe sua saúde em segundo plano

Escolher um bom plano não é uma tarefa fácil, mas tenho certeza que todo esse conteúdo é suficiente para auxiliar você nessa escolha.

Mas, se depois disso tudo você ainda não tem certeza que necessita de um plano, aqui estão 6 motivos do por que você precisa contratar um plano de saúde em 2020.

Simule agora o seu plano de saúde