Com a pandemia do novo Corona vírus em alta e as primeiras vacinas começando a serem distribuídas por todo o mundo, um questionamento que tem surgido frequentemente é: plano de saúde cobre vacina?
Por que devemos nos vacinar durante toda a vida?
É comum associarmos o ato de se vacinar apenas a infância e deixarmos de lado essa preocupação na fase adulta, não atualizando nossa caderneta de vacinação, porém, o calendário de vacinação continua valendo durante toda nossa vida.
Cuidar dessa imunização é importante por que algumas doenças muitas vezes se manifestam de forma mais agressiva na vida adulta do que na infância, que é o caso por exemplo catapora que pode causar sequelas graves, e até mesmo levar à internação e a complicações.
“Existem várias vacinas que precisamos tomar ao longo da vida, como a tríplice viral, a de hepatite B, a do tétano e a de febre amarela, por exemplo”
Juarez Cunha, presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).
Proteção individual que reflete na sociedade
Outro fator importante na vacinação é a proteção para a sociedade como um todo, afinal, a vacinação também é uma proteção coletiva. Um indivíduo vacinado deixa de ser um potencial transmissor de uma doença para aqueles que tem a saúde mais fragilizada, inclusive para aquelas pessoas que não podem se vacinar como por exemplo as gestantes e aqueles que se encontram com o sistema imunológico deprimido.
Mas será que o plano de saúde cobre vacina?
É comum as pessoas não terem conhecimento total a respeito da cobertura que os planos de saúde oferecem, e uma das maiores dúvidas se diz respeito a cobertura de vacinas pelo plano de saúde.
Nesse caso a resposta é: não.
As vacinas não constam no Rol de Procedimentos obrigatórios em saúde da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), responsável pela regulamentação dos planos no Brasil.
Porém, apesar da sua não obrigatoriedade, existem planos de saúde que oferecem esse benefício para seus segurados, ou por meio de clínicas particulares especializadas em vacinação ou até em forma de reembolso.
Também é comum os planos disponibilizarem esse serviço em casos de surto, como por exemplo, quando no inverno é ministrada a vacina contra gripe.
Vacinação associada a qualidade de vida e longevidade
Conforme nossa idade avança o nosso sistema imunológico fica mais vulnerável, pois é natural que nosso organismo passe por uma perda gradativa de imunidade.
Por esse motivo os idosos são considerados um grupo de risco em surtos de doença como gripe ou sarampo, principalmente aqueles que sofrem de males crônicos como diabetes.
Portanto, tão importante quanto cultivar hábitos saudáveis é manter a carteira de vacinação em dia independente da idade, se não possuir esse controle, procure um profissional de saúde, e na dúvida, pode tomar novamente a vacina.
Não tem problema receber uma dose maior da vacina, um profissional saberá explicar quais vacinas precisam ser atualizadas.