Plano de saúde empresarial: O que é e como contratar

plano de saúde empresarial

Afinal de contas, vale a pena contratar um plano de saúde empresarial?

Com o surgimento da pandemia causada pelo coronavírus, muitos negócios mudaram de perspectiva quando o assunto é a saúde de seus colaboradores.

Hoje já é possível encontrar vários gerentes, diretores e gestores interessados em investir em um plano de saúde empresarial.

Entretanto, mesmo com a situação atual, ainda existem aqueles que possuem diversas dúvidas sobre o investimento em um convênio.

Por isso mesmo nós da DWS corretora criamos esse artigo completo para ajudar você empresário a finalmente entender o porquê você deve investir em um plano de saúde empresarial hoje mesmo!

O que é o plano de saúde empresarial?

O plano de saúde empresarial é uma das melhores maneiras de você (empresário) garantir a segurança e conforto de seus colaboradores.

Inclusive já foi constatado que boa parte dos colaboradores acabam mudando completamente de empresa simplesmente por obter um plano de saúde com maiores benefícios (ou seja, o mesmo tem um peso muito grande para a sua equipe).

Assim como o plano de saúde individual, o objetivo aqui é conseguir proteger o colaborador (e a sua família) de futuros imprevistos, oferecendo assim uma opção privada e de muito mais qualidade.

Contudo, sabemos que empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, por isso muitos empreendedores ainda preferem não investir em planos de saúde empresarial, seja por medo ou incertezas.

Quais são os benefícios de se ter um plano de saúde empresarial?

“Um colaborador feliz dá lucro”

Essa frase resume muito bem como o seu colaborador deve se sentir enquanto trabalha na sua empresa.

Uma das melhores maneiras de fazer isso é usar o plano de saúde como incentivo, afinal se a sua empresa oferece uma boa opção de plano, ele provavelmente irá pensar 2 vezes caso queira trocar de negócio.

Isso se dá porque o seu colaborador (principalmente se ele for CLT) busca muito mais a segurança do que o ganho.

Por isso é sempre interessante avaliar o perfil da sua equipe e escolher um plano de saúde que consiga atender a todos de uma maneira satisfatória.

Investimento a longo prazo

Além da satisfação pessoal, quando você garante o segurança da família do seu colaborador faz com que ele consiga trabalhar com muito mais tranquilidade, investindo mais tempo e energia no seu trabalho.

E por isso mesmo dizemos que um plano de saúde empresarial é um investimento a longo prazo, principalmente para a produtividade geral do ambiente de trabalho.

Também não podemos esquecer o plano de saúde é algo quase obrigatório (dependendo do nicho da sua empresa), principalmente em caso de indústrias (onde o risco é bem maior).

Entretanto não podemos deixar de lado os colaboradores que só trabalham dentro do escritório.

Esqueça o pensamento de “eles só ficam no computador” e lembrando que o estresse enfrentado é quase o mesmo em qualquer setor.

Ajuda no controle de gastos

Isso mesmo! Investir em um plano de saúde empresarial também pode ser uma boa opção se você deseja gastar menos dinheiro.

Afinal é possível que você utilize o seu plano de saúde como uma forma de benefício fiscal para o seu imposto de renda (excelente não?).

Como contratar o plano de saúde empresarial certo?

Essa provavelmente é a principal dúvida entre boa parte dos empresários, visto que cada empresa possui uma série de peculiaridades que devem ser avaliadas de maneira individual!

Dica da DWS: Quer receber um atendimento exclusivo e totalmente personalizado para o seu negócio? Clique aqui e acesse o nosso simulador 100% online e gratuito!

Além disso é preciso avaliar detalhes importantes como a cobertura e a abrangência do mesmo!

Quais são os procedimentos que o meu plano de saúde empresarial deve cobrir?

Bom, primeiro é preciso lembrar que cada plano de saúde possui um tipo de cobertura diferente, mas geralmente os planos tendem a oferecer quatro tipos de coberturas:

  • Ambulatorial
  • Hospitalar
  • Hospitalar obstétrico
  • Odontológica

Essas coberturas oferecem desde consultas e atendimentos até procedimentos de emergência, exames, tratamentos e cirurgias.

Além disso é preciso ficar atento ao tipo de abrangência escolhida na hora da contratação. Por exemplo, planos municipais funcionam bem se os seus colaboradores não possuem o costume de viajar para outros estados ou municípios.

Saiba mais sobre a abrangência em planos de saúde clicando aqui!

Escolha um plano com coparticipação

Os planos com coparticipação são provavelmente a modalidade de planos de saúde que mais crescem no meio PJ, visto que a coparticipação oferece valores menores para o contratante.

Isso acontece porque na coparticipação (diferente dos outros planos de saúde) o colaborador também precisa arcar com uma parte do valor de cada serviço prestado pela operadora do plano de saúde.

Geralmente a coparticipação tende a funcionar muito mais em equipes que não usam o plano de saúde de maneira excessiva e constante ou seja (mas ainda sim é preciso avaliar cada caso de maneira individual).

Veja mais sobre a coparticipação em planos de saúde clicando aqui!

Verifique a carência do plano contratado

A carência também de um plano de saúde também deve ser muito bem avaliada antes da contratação, afinal de contas, esse é o período estabelecido para que a operadora contratada libere os benefícios contratados (geralmente isso ocorre de maneira gradual).

Lembrando que também é possível encontrar operadoras que oferecem o plano sem o período de carência, contudo a carência costuma variar, mas normalmente é entre:

  • 2 anos (24 meses) para doenças e lesões preexistentes 
  • 300 dias para partos
  • 180 dias para tratamentos, cirurgia e internações 
  • 24 horas (1 dia) para emergências

Escolha uma boa empresa para a contratação do plano

Esse é sem sombra de dúvida um dos momentos mais importantes para o empresário. Afinal, escolher uma empresa ruim vai fazer você perder dinheiro (o barato sai caro).

Por isso, invista em quem já cuida da vida de milhares de clientes. Invista em quem já tem mais de 10 anos de mercado e centenas de histórias para serem contadas, invista na DWS corretora.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *