Reajuste do plano de saúde 2021 foi muito alto? Veja o que fazer

Reajuste do plano de saúde 2021 foi muito alto? Veja o que fazer

Reajuste plano de saúde 2021

As cobranças de plano de saúde já começaram a surpreender os consumidores, isso acontece por que o ano de 2021 traz além do já conhecido reajuste anual, como também traz as recomposições dos reajustes suspensos devido a pandemia de coronavírus.

Também ficou surpreso com o reajuste do plano de saúde 2021? Veja neste artigo o que você pode fazer.

Entendendo o reajuste do plano de saúde 2021

Os reajustes que seriam aplicados entre setembro e dezembro 2020 foram suspensos em virtude da pandemia, dessa forma serão cobrados a partir de janeiro de 2021.

Como será a cobrança?

O boleto do usuário do plano de saúde virá já com a cobrança dos valores suspensos em 2020.

De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) o valor será dividido em 12 parcelas mensais ao longo do ano.

Outra regra importante é que o boleto deverá apresentar separadamente a informação sobre reajuste, incluindo o número da parcela referente.

Como fica o boleto?

As seguradores terão que apresentar o boleto da seguinte forma para os segurados, conforme as regras da ANS.

  • Valor de mensalidade atual;
  • Valor da parcela do reajuste discriminado separadamente;
  • O número da parcela referente aquele reajuste (Ex: Parcela 1/12);

Caso o beneficiário prefira, ele poderá realizar o pagamento em um número menor de parcelas, desde que seja solicitado a operadora de saúde

Qual será o valor do reajuste do plano de saúde 2021?

A ANS determina apenas os valores referentes aos planos individuais ou familiares, nesse caso, o reajuste ficou em 8,14%.

No entanto, nos planos de saúde empresariais, não é a ANS que define quais serão os reajustes.

Ele ocorre conforme as normas contratuais definidas entre a operadora de planos de saúde e a pessoa jurídica contratante (empresa). Nesse caso, cabe ao segurado entrar em contato com a sua seguradora para entender qual foi o valor reajustado.

Veja também: Saiba tudo sobre reajuste no plano de saúde

E nos casos de cancelamento e mudança de categoria?

Em primeiro lugar, caso o beneficiário decida cancelar ou até mesmo alterar a categoria do seu plano de saúde para outro, as cobranças referentes aos reajustes de 2020 continuarão valendo.

Nesse caso, é importante frisar que a seguradora fica proibida de fazer a cobrança dos valores a vista, sendo necessário diluir a cobrança em 12 parcelas iguais, contudo, se for do desejo do usuário, ele poderá quitar o débito de uma só vez.

Todas as regras referentes a recomposição dos reajustes 2020 estão disponíveis no portal da ANS.

O reajuste do plano de saúde 2021 ficou muito caro? Veja o que você pode fazer

Se você está insatisfeito com o seu plano por que os reajustes deixaram muito alto o valor da mensalidade, existem algumas soluções que você pode tomar, por exemplo:

1. Você pode optar por um Downgrade

O downgrade é a alteração do padrão de cobertura do plano de saúde para níveis mais simples, e consequentemente ocorrerá uma redução significativa no valor da mensalidade.

Se você tem um plano de saúde com acomodação em apartamento por exemplo, você pode pedir uma migração para a acomodação em enfermaria.

2. Coparticipação pode ser vantajosa para você

De uma forma bem simples e geral, essa modalidade de plano de saúde faz com que você pague uma mensalidade inferior a parcela normal, em contrapartida, o usuário custeia parte do serviço de saúde utilizado.

Antes de mais nada, um plano na modalidade de coparticipação custa em média 25% mais barato na sua mensalidade em comparação aos planos convencionais.

Veja também: a coparticipação é vantajosa para mim?

3. Portabilidade pode ser a solução para você

Caso não consiga negociar nenhuma redução com o seu plano atual, você pode também optar pela portabilidade, em outras palavras é basicamente migrar de um plano para outro que melhor se encaixe no seu perfil atual.

Através da portabilidade você pode mudar de plano de saúde sem a necessidade de ter que cumprir novamente o período de carência.

Atenção! É muito importante que você escolha uma empresa de confiança para realizar a sua portabilidade!

Realizar a portabilidade de um plano de saúde não é uma tarefa tão simples quanto parece, principalmente se você estiver buscando a portabilidade de um plano coletivo, empresarial ou coletivo empresarial.

É muito importante que você tenha um corretor especialista em planos de saúde que te guie na direção certa.